O nível do lago Guaíba subiu e ultrapassou a cota de cheia, que é de 1,85 metro, desde domingo (14/09) devido ao grande volume de água dos afluentes (Caí, Taquari, Gravataí, Sinos e Jacuí) que está escoando. Desde ontem, famílias das ilhas do Delta do Jacuí estão com suas casas alagadas, mobilizando a Defesa Civil de Porto Alegre.
Na régua da Ilha da Pintada foi registrada a medida de 2 metros na tarde de ontem e hoje, 14, já está em 2,10 metros até o início da tarde. No Cais do Porto, a régua registrou, na manhã de hoje, a marca de 2,35 metros. No final da tarde desta segunda-feira, na Ilha da Pintada a régua marcava 2,11 metros e no Cais, 2,38 metros.
A Defesa Civil atendeu 42 famílias das ilhas, sendo 24 (52 pessoas) da Ilha do Pavão, que foram abrigados, ontem pela manhã, na Paróquia da Igreja do local; seis famílias da Ilha das Flores, que ficaram, na manhã de hoje, no acampamento dos eucaliptos, por opção dos moradores. Na Ilha da Pintada, foram removidas duas famílias que se abrigaram em casas de vizinhos. Na Ilha Grande dos Marinheiros, 10 famílias saíram de suas casas e se abrigaram em residências de parentes. Oitenta e duas pessoas, entre crianças e adultos, foram abrigadas no Colégio Estadual Alvarenga Peixoto.
Em continuidade ao trabalho de auxílio às famílias atingidas pelas cheias na ilhas, a Defesa Civil forneceu cestas básicas, colchões, cobertores, travesseiros, fronhas, lençóis, toalhas e lonas.
(Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 14/09/2009)