Dando seguimento à série de reuniões que buscam minimizar os efeitos das chuvas torrenciais no inicio deste ano em Pelotas, a comissão formada por moradores e empresários das regiões atingidas pelas enchentes, liderada pelo deputado Nelson Härter (PMDB), reuniu-se na sexta-feira (11/09) com o prefeito Fetter Jr. O grupo expôs sua insatisfação com a resposta da ALL ao inquérito civil público que solicitava informações sobre a reconstrução do dique próximo ao Arroio Fragata.
Segundo documento elaborado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a principal medida preventiva que a ALL poderia ter tomado após a inundação de 2004 seria a construção de bueiros sob o aterro da ferrovia no trecho próximo ao Arroio Fragata. "Na reconstrução deste dique foram colocado canos que, mesmo não sendo técnico, é possível verificar que numa nova cheia os problemas seriam ainda maiores", afirmou Härter.
Durante o encontro, a comissão sugeriu a elaboração de um oficio em conjunto com as prefeituras de Capão do Leão e Pelotas para ser encaminhado ao Procurador da República em Pelotas, Max Palombo, no sentido de verificar alternativas para a colocação de novos canos no dique reconstruído pela ALL, permitindo assim uma vazão e um escoamento significativo da água. Härter aproveitou a oportunidade para discutir a possibilidade de apresentar emenda ao orçamento do Estado com objetivo de desassorear o leito do Arroio
Fragata, tanto no lado de Capão do Leão como no de Pelotas. "É através deste trabalho conjunto entre os municípios, que conseguimos encontrar soluções para os problemas que prejudicaram as duas comunidades. Nosso papel como parlamentar é justamente de aproximar em prol do bem comum", finalizou o peemedebista.
Além de Härter e Fetter, participaram da reunião o prefeito do Capão do Leão, João Quevedo; os vereadores do município leonense, Paulo Ávila, Dário Vilela e Mauro Nolasco; o responsável pela Defesa Civil em Pelotas, Alípio Azeredo; a presidente do Corede Sul e representantes do empresariado do bairro fragata.
O próximo encontro da comissão está marcado para o próximo dia 15 de setembro, na Câmara Municipal do Capão do Leão.
(Por Felipe Cogo, Gabinente do Deputado/Ascom AL-RS, 14/09/2009)