Reitor da Univates garante ter estrutura física e pessoal capacitado para desenvolvimento dos projetos em Lajeado
Depois de participar da assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), o secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, acompanhado do presidente da entidade, prefeito de Fazenda Vilanova, José Cenci, reuniu-se com o reitor da Univates, Ney José Lazzari. Entre os assuntos tratados, foi questionada a instalação de uma unidade da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) no Vale do Taquari, o que agilizaria o andamento dos processos de licenciamento dos empreendimentos.
“Já temos a estrutura física e pessoal capacitado para desenvolvimento dos projetos aqui na Univates. Só nos falta o órgão técnico avaliador”, disse o reitor, que ressaltou ainda o incentivo da instituição para a instalação de novas empresas, assim como os cursos oferecidos, como biologia e engenharia ambiental, além do mestrado em gestão ambiental, realizados na instituição de Ensino Superior da região.
Cenci destacou a importância da instalação dessa unidade, uma vez que todos os municípios estão habilitados a fazer o licenciamento de atividades de impacto local. “Nossa região é a mais habilitada do Brasil na área ambiental e precisa apenas de um suporte do Estado para continuar desenvolvendo o trabalho de licenciamento de forma adequada”, argumentou o prefeito. Rosado acenou positivamente ao pleito, ressaltando que a governadora Yeda Crusius vem dando atenção especial a essa área. “O desenvolvimento de políticas ambientais autossustentáveis tem prioridade para o governo do Estado”, comentou.
(O Informativo, 14/09/2009)