Em resposta à denúncia, feita pela prefeitura de Paragominas (PA), de uma relação entre as atividades de siderúrgicas na região e o desmatamento da floresta amazônica no município, a Siderúrgica Norte Brasil S.A. divulgou uma nota de esclarecimento afirmando que a empresa respeita o meio ambiente.
Segundo a denúncia da prefeitura, a principal causa do desflorestamento da região é a produção de carvão usado para aproveitamento por indústrias siderúrgicas. "Todos os focos de desmatamento foram para produção de carvão vegetal, pois ao lado dos desmates, existem baterias de fornos rústicos de carvão", denuncia a carta do prefeito da cidade, Adnan Demachki, ao MMA. Segundo ele, o motorista do caminhão disse que a carga seria levada à Siderúrgica Sinobrás, de Marabá.
A Sinobrás contesta a denúncia e diz que "utiliza apenas carvão vegetal de origem lícita, adquirindo e transportando de acordo com as exigências dos órgãos ambientais".
Veja a reportagem na íntegra: Prefeitura de Paragominas denuncia o desmatamento causado por siderúrgicas
Veja abaixo a nota da siderúrgica:
"Sobre a reportagem veiculada no dia 5 de setembro no site www.amazônia.org.br, a Siderúrgica Norte Brasil S.A. - SINOBRAS afirma que:
1) Utiliza apenas carvão vegetal de origem lícita, adquirindo e transportando de acordo com as exigências dos órgãos ambientais;
2) Que cumpre todas as exigências legais para utilização de carvão vegetal em suas operações;
3) Que tem uma política própria no relacionamento com os fornecedores de carvão vegetal, baseada no caráter social, trabalhista e ambientalmente corretos;
4) Possuí um setor energético, que atua junto aos fornecedores de carvão vegetal, fiscalizando e incentivando o desenvolvimento dos mesmos;
5) Entre os critérios exigidos aos fornecedores de carvão vegetal pela SINOBRAS estão: o cumprimento das obrigações legais, tais como apresentação de guias florestais - GF's ou documento de origem florestal - DOF's, emitidas pela SEMA e IBAMA e notas fiscais dos fornecedores de carvão.
6) Protocola mensalmente junto a SEMA toda a aquisição, consumo e estoque de carvão vegetal e sua respectiva produção.
7) Em parceria com o Instituto Carvão Cidadão, a SINOBRAS participa ativamente na fiscalização do cumprimento das obrigações legais e trabalhistas por parte dos seus fornecedores.
8) Caso algum critério estabelecido pela SINOBRAS para contratação de fornecedores de carvão vegetal seja descumprido, a empresa fornecedora é descredenciada.
A SINOBRAS atua respeitando o meio ambiente, a legislação legal e contribui para o desenvolvimento sustentável da comunidade onde atua."
(Amazonia.org.br, 11/09/2009)