O acesso à Vila Mariante, segundo distrito de Venâncio Aires, está interditado para veículos desde a noite de sábado (12/09), em razão do alagamento da pista da rua principal com a cheia do Rio Taquari. Conforme informações do posto da Brigada Militar, os moradores permanecem nas residências da zona ribeirinha. São cerca de 500 moradias que sofrem com os danos decorrentes da segunda enchente em menos de um mês. Na primeira, entre os dias 9 e 10 de agosto, o nível da água foi mais baixo.
Equipes da Prefeitura de Venâncio Aires estão de alerta no local desde a noite de sábado, com retroescavadeira e outros equipamentos para auxiliar os moradores em caso de necessidade. O nível das águas ainda crescia na metade da tarde de ontem, com fortes correntezas nas proximidades do cais do porto. Apesar do alagamento na pista, os moradores faziam o deslocamento a pé, com a água chegando próximo ao joelho. Na localidade não há medição do nível.
Na RS-130, o trecho de Itaipava das Flores em direção a General Câmara está interrompido, assim como Linha Chafariz, por causa do alagamento da pista de chão batido com a cheia do Rio Taquari. A RS-129, que liga Venâncio Aires a Bom Retiro do Sul, também teve a passagem impossibilitada.
(Por Otto Tesche, Gazeta do Sul, 14/09/2009)