O Comitê Gaúcho em Defesa do pré-sal entregará ao presidente Lula o 'Manifesto Gaúcho em Defesa do Pré-Sal'. A agenda ainda não está confirmada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT), mas a audiência foi pedida. O Comitê Gaúcho em Defesa do pré-sal foi criado durante audiência pública na Assembleia Legislativa, com a participação da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Associação de Engenheiros da Petrobras e Assembleia Legislativa.
Em julho, em solenidade na Sala do Fórum Democrático, o comitê foi lançado oficialmente com a adesão de mais 15 entidades, entre elas o governo do Rio Grande do Sul, e desde então ocorrem reuniões regulares. A próxima está marcada para quinta-feira, às 16h, no Piquete BR Petrobras do Acampamento Farroupilha. Na ocasião será projetado o filme 'O petróleo Tem que Ser Nosso – A Última Fronteira', documentário educativo sobre o pré-sal produzido pelo Comitê do Rio de Janeiro. Também será distribuído o boletim 'O Pré-Sal é Nosso', editado pela Assembleia Legislativa.
No último encontro, na semana anterior, o comitê decidiu agendar plenária com todas as entidades no dia 24 para preparar as comemorações dos 55 anos da Petrobras. Haverá Grande Expediente na Assembleia em homenagem à empresa, requerido pelo deputado Raul Carrion (PC do B), além da reinauguração da réplica de uma torre de petróleo na Praça da Alfândega, no mesmo local onde o monumento marcava a campanha 'O Petróleo é Nosso' na década de 50. A torre foi restaurada por iniciativa das centrais sindicais (CUT, CGTB e Força Sindical) e Prefeitura de Porto Alegre.
(Correio do Povo, 14/09/2009)