A diminuição da chuva, a partir da manhã de domingo (13/09), ajudou a baixar o nível das águas do rio Caí, que chegou a marcar 13m30cm, às 3h, em São Sebastião do Caí. No município, 73 famílias tiveram de ser colocadas em três abrigos abertos pela prefeitura no Parque Centenário e no Salão Paroquial. No total, 294 pessoas estão em alojamentos, mas o número é muito maior se contadas aquelas famílias que foram para casas de parentes ou amigos.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Castor Becker Jr., ainda é cauteloso ao comentar a situação do rio na cidade. 'Embora esteja baixando, gostaríamos que isso ocorresse de forma mas rápida, até porque há nova previsão de chuva forte, a partir da próxima quarta-feira, o que pode causar mais transtornos.' Pela medição feita às 13h, o Caí estava com 13m4cm acima do seu leito normal.
No ginásio B, do Parque Centenário, 125 pessoas, entre elas dezenas de crianças, dividiam o espaço entre camas, fogões e pequenos televisores. São 26 famílias ribeirinhas que convivem, ano após ano, com o drama das cheias. Com os quatro filhos dividindo uma cama de casal, Liane do Nascimento é acostumada às saídas da casa, na área conhecida como Cotovelo. 'Na grande enchente de 2000, a água levou a minha casa e, agora, mal conseguimos retirar os móveis e eletrodomésticos', contou, ressaltando que os filhos sofrem com doenças respiratórias devido à umidade da residência.
Também mãe de quatro crianças, entre elas um bebê de 11 meses, Tamires Silva da Cunha, do bairro Navegantes, mostrou resignação. Morando há 7 anos na região ribeirinha, afirmou que, desta vez, ainda teve tempo de retirar boa parte dos pertences. 'Fiquei triste porque ficou um guarda-roupa cheio das coisas das crianças.' No parque, também estão 25 cães, que as famílias insistiram em trazer para o alojamento.
Em Montenegro, o Caí alcançou 6 metros acima do leito normal, levando a Defesa Civil a retirar diversas famílias da região ribeirinha. No abrigo municipal, foram instaladas 35 pessoas.
(Por Sandro Schereiner, Correio do Povo, 14/09/2009)