A primeira turbina eólica flutuante do mundo, a Hywind, foi inaugurada esta semana no Mar do Norte, ao largo das costas da Noruega, anunciou a empresa petrolífera StatoilHydro. A unidade piloto da StatoilHydro foi inaugurada a dez quilómetros de Karmoey, no Sul da Noruega, e deverá ser testada durante um período de dois anos.
A Hywind consiste numa turbina de 2,3 megawatts, fabricada pela Siemens, instalada numa estrutura flutuante com 65 metros de altura. Esta estrutura, construída pela Technip, é um cilindro de aço, cheio com água e rochas, preso ao fundo do mar por três cabos. A Nexans produziu e colocou os cabos para levar a energia para terra. Toda a estrutura pesa cerca de 5300 toneladas.
“As turbinas eólicas flutuantes continuam a ser uma tecnologia imatura e ainda é longo o caminho para a comercialização e construção a larga escala destes parques”, comentou Margareth Ovrum, vice-presidente do departamento de tecnologia e novas energias da StatoilHydro, em comunicado. “O nosso objectivo com esta unidade piloto é testar de que forma o vento e as ondas afectam a estrutura, aprender como podemos optimizar este conceito e identificar lacunas”, acrescentou.
O conceito da Hywind possibilita a instalação de parques eólicos em águas mais profundas e diminui as dificuldades técnicas das unidades “off-shore”. Espanha, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos já mostraram interesse em adquirir esta tecnologia, nota o "El Mundo" online.
(Ecosfera, 13/09/2009)