Estava prevista para a noite de sábado a partida dos últimos contêineres com o lixo inglês que restavam em solo gaúcho. As 225 toneladas, que estavam na Estação Aduaneira de Caxias do Sul, começaram a ser carregadas no navio MSC Oriane por volta das 10h de sábado (12/09), em Rio Grande.
A embarcação chegou ao Porto de Rio Grande às 7h. Os 10 contêineres com lixo devem seguir até Antuérpia, na Bélgica. De lá, o material será transportado para outro navio até a Inglaterra. A chegada em solo inglês deve ocorrer em duas semanas. No material carregado no sábado, a maior parte é de embalagens plásticas.
Essa carga é a última parte do lote que chegou ao Brasil entre fevereiro e o final de maio deste ano. Outros 89 contêineres chegaram em Rio Grande e Santos. Neles, havia lixo como preservativos, seringas, pilhas, baterias e material orgânico. Eles foram devolvidos em agosto. A carga é suspeita de exportação ilegal. Os resíduos chegaram ao Brasil com a indicação de que eram materiais para reciclagem. No entanto, ao se abrir os contêineres foi descoberto que a carga se constituía em lixo doméstico e tóxico.
(Zero Hora, 13/09/2009)