Uma preocupação constante das grandes marcas durante a feira de eletrônicos IFA 2009 foi a preservação ambiental. Por isso, muitos fabricantes anunciaram produtos do tipo "eco-friendly" (amigável ao ambiente, em tradução livre). O destaque ficou com os eletrodomésticos, responsáveis por boa parte da conta de luz de muitos consumidores.
A LG anunciou seu novo refrigerador side-by-side de 617 litros iluminado com luzes LED, que economiza cerca de 20% no consumo de energia, segundo a empresa. A nova máquina de lavar roupa da marca (com capacidade de 11 quilos) também salva a mesma quantidade. Já o micro-ondas Steam SolarCube é mais ambicioso e promete economia de 50%.
Há também máquinas de lavar louças mais econômicas. A Eletrolux anunciou a Öko-Favorit Express, que já traz 12 programas instalados. Ela salva energia e água nas situações extremas (quando se tem muita louça, por exemplo), graças a programas específicos de uma hora e de 30 minutos, que consomem nove litros de água. A máquina também recalcula a quantidade de água e energia necessárias a cada lavagem.
Uma mudança nos motores proporcionou que os aspiradores ficassem mais verdes.
O EnergyCare Performer, da Philips, promete economizar 35% de energia graças a um novo motor mais forte que proporciona maior sucção -e pelo menos 60% dos plásticos usados no produto são sustentáveis, diz a companhia.
A versão de mão do aspirador salva 70% de energia, segundo a empresa, com uma mudança nos sistemas de recarga, que desligam quando as baterias estão cheias.
As lavadoras de roupa também estão economizando mais. A Lavamat 74650 LE SuperEco já traz no nome a tendência verde e promete consumir 0,15 kWh por quilo de roupa.
De acordo com a fabricante Eletrolux, parte disso é por causa de um programa de lavagem com água fria e uma parceria com a marca Ariel, que desenvolveu um gel que procura manchas com eficiência.
Carregador
Outro lançamento marcante aos que se interessam pela mania eco foi o de dois carregadores da Hama que usam energia solar para alimentar baterias de vários aparelhos --celulares, toca-MP3 e outros que possam surgir.
Padrão
Já a Kodak mostrou porta-retratos digitais que receberam a qualificação Energy Star, selo que faz parte de um programa norte-americano de proteção ambiental. A nova leva de produtos tem economia de 21% em relação aos do ano anterior, diz a empresa.
E as empresas fazem a festa com essas etiquetas distribuídas por organizações. A Philips, por exemplo, anunciou que ganhou certificação da European Eco-Labeling Board em 90% de suas televisões europeias.
Basicamente o que essas etiquetas fazem é dizer ao consumidor como o produto foi feito e qual o seu impacto ambiental. Cada país tem um esquema de formatação desses rótulos ecológicos.
(Por AMANDA DEMETRIO, Folha Online, 12/09/2009)