O ministro da Integração Nacional, Gedel Vieira Lima, garantiu a liberação de verbas federais para os municípios de Santa Catarina atingidos por tornados na madrugada da última terça-feira (08/09). Ele conversou por telefone com o governador Luiz Henrique da Silveira e se comprometeu a viabilizar o dinheiro necessário para atender as vítimas do vendaval.
A informação foi divulgada hoje (10) pela assessoria do ministério, que não especificou o valor nem o prazo de liberação dos recursos. Segundo o ministério, o governo catarinense tem que apresentar o total reivindicado, a partir de um relatório de avaliação de danos.
O último balanço da Defesa Civil estadual, divulgado às 15h, apontou 88.866 pessoas afetadas pelos fortes ventos acompanhados de chuva, sendo 1.482 desabrigadas, 16.300 desalojadas, 286 deslocadas, 172 feridas e quatro mortes. O número de prédios atingidos, com destruição total ou parcial, é de 17.478.
O governador está hoje à tarde a caminho de Guaraciaba, o município mais afetado pelo tornado, para ver de perto os estragos. O tempo continua chuvoso em quase todo o estado, o que dificulta as operações aéreas, tornando impossível o pouso de aeronaves em vários momentos. A previsão para os próximos dias é de mais chuva.
(Digital ABC, 10/09/2009)