Porto Alegre terá projeto de sanidade animal já no próximo ano. O orçamento da prefeitura destinará R$ 80 mil anuais para ações de controle sanitário. A justificativa é que houve grande crescimento da zona rural em Porto Alegre e existem muitos animais, mas não há controle sanitário. 'E, se não tem, é um problema de saúde pública', explica o vereador Ervino Besson, autor da proposta.
A primeira etapa do projeto será a realização de censo para identificar o número de propriedades rurais e de animais e as culturas. Esses dados embasarão as ações, que ficarão a cargo do Sindicato Rural de Porto Alegre. O plano inclui vacinação e controle parasitário de animais de pequeno, médio e grande porte, a partir de doações.
O presidente do sindicato, Cleber Vieira, estima que o município tenha 800 pequenos produtores. Ele salienta que as ações têm por objetivo evitar ocorrências de raiva e outras zoonoses, o que aconteceu nos dois últimos verões. 'Todo o ano temos problema e é de extrema importância sabermos o número de produtores para fazermos uma vacinação completa', acrescenta Besson. Em muitos casos, explica o vereador, as terras são passadas de pai para filho e não há informações detalhadas registradas.
(Correio do Povo, 11/09/2009)