Oficinas, atividades de conscientização ambiental e mostras artísticas marcam as comemorações dos 51 anos do Jardim Botânico, completados nesta quinta-feira (10/09). O Museu de Ciências Naturais sedia, até 17 de outubro, a mostra 'Do Mar à Terra', com 40 gravuras do artista plástico Eduardo Guimarães, que retratam alguns cenários do Jardim Botânico, bem como imagens da natureza.
De terça a 10 de novembro, poderá ser visitada outra exposição comemorativa com participação dos artistas Geiza Simionovski, Beatris Scomazzon, Emiliano Rosenfield, Ivanez de Oliveira e Marco Penha. Eles produziram uma escultura chamada 'Resgatando a Figura de Ícaro'. A mostra integra a programação da 2ª Bienal B.
A instituição promove neste domingo a JardinAção, com atividades de organizações como o Centro de Estudos Budistas Bodisatva, Grupo de Ecologia Ativa, Metroplan e Departamento de Esgotos Pluviais. Haverá oficinas de reciclagem, receitas de limpeza e educação para não violência e atendimentos de saúde, como apresentação de plantas medicinais e orientação sobre cuidados com a coluna vertebral. Será cancelado se chover.
Segundo a diretora executiva do Jardim Botânico, Raquel Scalabrini, o principal objetivo de sua gestão é aproximar a instituição da comunidade. Em fins de semana de sol, o local recebe 3 mil visitantes. 'Além de uma beleza natural ímpar, o Jardim Botânico realiza pesquisa em banco de sementes e venda de mudas. Inauguramos um viveiro este ano, só com espécies nativas, aberto à visitação de terça a sábado.' Afirma que os professores cumprem conteúdos nas visitas. O Jardim Botânico está localizado na rua Dr. Salvador França, 1427.
(Por Alexandre Mendez, Correio do Povo, 11/09/2009)