A campanha do Gás Natural Veicular (GNV), promovida pela Sulgás em parceria com a rede de postos e empresas convertedoras, foi prorrogada até o dia 31 de outubro. O anúncio foi feito pela companhia na quinta-feira (10/09), em entrevista coletiva, na Federasul, em Porto Alegre. A promoção, que faz parte do programa GNV: Sinal Verde para a Economia, concede bônus de 400 metros cúbicos e desconto de 10% a toda pessoa física ou jurídica que converter seu veículo para o GNV.
Na mesma ocasião, o gerente de mercado da Superintendência Estadual do Banco do Brasil, Antônio César Borges Kuze, apresentou o convênio de cooperação entre o Banco do Brasil e a Sulgás para oferta de linhas de crédito a empresas convertedoras e a usuários de GNV.
O diretor-presidente da Sulgás, Antônio Gregório Goidanich, informou que a campanha favoreceu o crescimento do número de conversões no Estado. Conforme ele, a média mensal, antes da promoção, era de 50 veículos, sendo que, em julho, esse número subiu para 161 e para 293 em agosto. "No mês de julho, éramos o terceiro Estado em número de conversões e, em agosto, ultrapassamos São Paulo, ficando em segundo, atrás somente do Rio de Janeiro.", acrescenta o dirigente da estatal.
Goidanich acredita que o número tende a aumentar com a prorrogação da promoção por mais dois meses e pela parceria estabelecida entre a Sulgás e o Banco do Brasil, que oferta quatro linhas de crédito, beneficiando empresas convertedoras conveniadas ao programa e pessoas físicas ou jurídicas interessadas em realizar a conversão de seus veículos para o GNV.
A concessão de crédito para pessoas jurídicas pode se dar de duas formas: BB Giro Rápido e Proger Urbano Empresarial. As pessoas físicas, clientes das empresas convertedoras credenciadas pela Sulgás, também poderão se beneficiar do convênio através do Proger Urbano Pessoa Física e BB Crediário.
Para obter mais informações sobre as linhas de crédito oferecidas no convênio, os interessados devem se dirigir a qualquer agência do Banco do Brasil. Para informações sobre o programa GNV: Sinal Verde para a Economia basta acessar o site aqui.
Mercado de GNV
No Rio Grande do Sul, o GNV está presente em 27 municípios - em 13, o gás chega através do modal de Gás Natural Comprimido (GNC). Atualmente 70 postos de combustíveis oferecem GNV, sendo que desses oito iniciaram a operação este ano.
De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) existem 38.847 veículos convertidos no Estado. Em relação ao consumo do combustível em 2009, a Sulgás vendeu uma média de 204 mil metros cúbicos diários nos sete primeiros meses do ano. Na Região Metropolitana, o GNV está sendo vendido a R$ 1,69 o metro cúbico.
(Ascom Governo do RS, 10/09/2009)