A Secretaria Municipal de Obras realiza projeto de recuperação de área degradada na pedreira do Cerro do Baú. Por meio do plantio de espécies arbóreas nativas, a intenção é promover a re-vegetação de parte do território e reconfigurar paisagisticamente o terreno que é explorado há mais de 30 anos.
Atualmente, o município sofre com a falta de áreas de extração, o que prejudica o trabalho das equipes na manutenção de estradas e recuperação de terrenos. O secretário José Cândido Faleiro Neto relata que, para atender casos urgentes, a prefeitura necessita comprar material de outras localidades, o que torna a atividade inviável em relação ao preço e transporte necessário.
O trabalho de renovação de licenças e pesquisa de novos terrenos aptos para extração mineral em Venâncio Aires está sendo coordenado pela geóloga Fabiane de Almeida. Atuando há três meses junto à pasta de Obras, a profissional explica que é intensa a busca por novos locais. “Queremos não apenas regularizar o trabalho de extração mineral no município, mas também extrair de forma ordenada e com controle efetivo, ou seja, modificar o terreno, mas de maneira responsável”, destaca.
Com relação à pedreira do Cerro do Baú, está em andamento o licenciamento ambiental para o funcionamento legal de extração e britagem, encaminhado à Fepam. Posteriormente será solicitado o registro junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). “Apesar de serem irreversíveis os danos causados pelo processo de extração mineral, já existe a possibilidade de o terreno ser recuperado de forma aceitável, reconfigurando a área de modo que atinja características semelhantes ao aspecto original”, completa a geóloga.
(Folha do Mate, 10/09/2009)