O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), Vicente Andreu, assinou nesta quarta-feira (09/09) um acordo de cooperação com a Fundação Banco do Brasil (FBB) e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe). Ao ato simbólico oficializa a participação da secretaria na elaboração da matriz de coeficientes técnicos de recursos hídricos. O estudo vai subsidiar a obtenção do Modelo Econômico de Equilíbrio Geral dos Recursos Hídricos do Brasil.
Vicente Andreu explicou que o acordo de cooperação vai permitir que a SRHU se torne produtora de dados e informações. "Essas informações precisam ter qualidade e confiabilidade e esta primeira etapa consiste na compilação de bibliografia, para depois partir para a produção de conhecimento e fornecimento de informações", disse. O diretor-presidente da FBB, Jacques Pena, declarou que uma vez mais a Fundação tem a oportunidade de atuar em parceria com a SRHU, parceria que segundo ele, já tem dado resultados positivos, como os alcançados com o programa Água Doce.
"O tema recursos hídricos é muito importante e buscamos discuti-lo internamente, uma vez que temos clientes nas áreas de indústria e agropecuária, entre tantas outras, afim de que seja possível contribuir para que o Estado brasileiro seja mais forte", afirmou Pena.
A assinatura do acordo de cooperação abriu nesta quarta (09/09) a oficina Uso da Água nas Atividades Econômicas: Definindo uma Base de Coeficientes Técnicos para Recursos Hídricos no Brasil. O evento, que faz parte da implementação do Plano Nacional de Recursos Hídricos, tem por objetivo debater a demanda de água nas atividades econômicas sob a perspectiva dos usos múltiplos, contribundo para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos. E também a análise de tipologias de produtos das principais atividades econômicas, assim como dos respectivos coeficientes de vazão da retirada e efluente utilizados em diversos estudos no País.
O público da oficina vai participar de mesa redonda sobre O Uso de Coeficientes Técnicos de Demanda de água e Efluentes no Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos. Durante as apresentações conhecerão as experiências, relativas ao assunto, da Agência Nacional de Águas (ANA), do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul e do Operador Nacional do Sistema (ONS).
(Por Suelene Gusmão, Ascom MMA, 09/09/2009)