A Operação Kaaetè, realizada pelo Ibama em parceira com a Polícia Militar do Amazonas, apreendeu em Santo Antonio do Matupi, distrito de Manicoré, no sul do estado, na última sexta-feira (04/09), 737 toras medindo cerca de 1.700 m³ e 342 m³ madeira serrada de espécies de alto valor comercial, como angelim, cedro, cumaru, ipê, jatobá e maçaranduba. A madeira apreendida é suficientes para carregar 150 caminhões. Uma madeireira que estava operando sem licença teve o maquinário lacrado e a madeira apreendida.
O apoio do helicóptero do Ibama foi essencial, nos sobrevoos foram identificados mais de 30 pontos onde havia grande quantidade de toras de madeira abandonadas ou escondidas por madeireiros ilegais, na área urbana do distrito. Toda madeira foi confiada a nove associações locais que ficaram como fieis depositárias e que encaminharam projetos sociais ao Ibama, que darão destinação mais nobre à todo produto do crime ambiental, como reforma pontes, construção escolas, casas populares, e outros projetos beneficiarão toda a sociedade local.
A retirada ilegal de madeira que ocorre na região é reprovada por grande parte da população, pois acreditam que tal atividade prejudica o desenvolvimento do distrito uma vez que não há arrecadação de impostos e nem o estabelecimento de empresas madeireiras legalizadas.
A Operação Kaaetè II tem como objetivo coibir as atividades ilegais de desmatamentos e a extração ilegal de madeira da floresta Amazônica que vem ocorrendo de forma indiscriminada por alguns pecuaristas e madeireiros da região do Sul do estado do Amazonas.
(Ascom Ibama, 08/09/2009)