A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um programa de pesquisa de energia nesta quarta-feira (09/09) que prevê o gasto de mais de US$ 1 bilhão durante os próximos cinco anos para a expansão da geração de energia eólica. Por voto, a Casa aprovou a lei autorizando o gasto de US$200 milhões por ano de 2010 a 2014. O Departamento de Energia dos Estados Unidos irá supervisionar o programa.
Paul Tonko, democrata de Nova York que impulsionou o projeto, disse que ele iria prover "o investimento necessário para ajudar a indústria privada a aperfeiçoar a energia eólica e trazer avanços tecnológicos e redução de custos para o mercado." No início desse ano, como parte de um enorme estímulo econômico do presidente Barack Obama, o congresso aprovou bilhões de dólares para a geração de energia renovável e projetos de transmissão.
E enquanto o senado não considera uma lei específica, um painel de energia passou no início do ano uma lei ampla pedindo que 15% da energia seja gerada de fontes renováveis nos próximos dez anos.
(Reuters / Estadao.com.br, 09/09/2009)