O Congresso Nacional realizou nesta quarta-feira (09/09) sessão solene em comemoração ao Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro. O autor do requerimento para a realização do evento, deputado Silas Câmara (PSC-AM), destacou ser uma oportunidade de reflexão sobre políticas e ações de desenvolvimento sustentável, para garantir a preservação da natureza e as necessidades socioeconômicas dos cerca de 25 milhões de habitantes que vivem na região e que, em sua maioria, enfrentam várias dificuldades.
Como presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Sustentável, Silas Câmara afirmou estar trabalhando, juntamente com os 36 deputados que integram o colegiado, por soluções duradouras para os problemas enfrentados pelos brasileiros que vivem na região.
Segundo ele, a população tem sido penalizada por uma política de desenvolvimento que continua a aprofundar o fosso que separa o Norte e Nordeste das regiões mais ricas do País. O deputado lembrou que a Amazônia representa cerca de 25% do território brasileiro e que lá estão aproximadamente 20% de toda a reserva de água doce do planeta, além do bioma que atrai a atenção do mundo por estar ligado ao debate mundial a respeito de mudanças climáticas.
No entanto, segundo o parlamentar, apesar de todo esse potencial, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em educação, renda e longevidade demonstra defasagem dos estados da Amazônia em relação aos demais estados e à própria média nacional. Enquanto o IDH do Brasil situa-se em 0,766, o da região Norte é de 0,725.
"Nenhum estado amazônico alcança a média nacional. No IDH de escolaridade, destaques parciais próximos da média nacional para o Amapá e Roraima e, no IDH longevidade, para o Pará. Já no IDH de renda, todos os estados da região estão muito abaixo do índice nacional", disse.
Para Silas, é urgente a transformação do potencial da Amazônia em medidas concretas que possam reverter a situação de miséria da maioria da população, com preservação do meio ambiente e detenção do processo de desmatamento na região. A solenidade também foi solicitada pelo senador Jefferson Praia (PDT-AM).
(Por Oscar Telles, com edição de Renata Tôrres, Agência Câmara, 09/09/2009)