A Espanha vai começar testes clínicos da vacina contra a gripe A H1N1 em 400 crianças e jovens de seis meses a 17 anos, em quatro comunidades autônomas, anunciou nesta quarta-feira o Governo. O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Trinidad Jiménez, que se recusou a revelar os hospitais onde o teste clínico será realizado, depois de uma autorização dada pela Agência Espanhola do Medicamento.
Os participantes no teste, todos voluntários, serão acompanhados por um comitê de vigilância e obedecendo a todos os protocolos necessários, frisou Jiménez. Apesar de o Governo não ter anunciado mais detalhes sobre os ensaios, um centro médico privado, com sede em Sevilha ? o Instituto Hispalense de Pediatria (IHP) ? confirmou que será um dos que realizará o estudo.
Neste caso, os testes ? que serão conduzidos em hospitais de Sevilha, Madrid e País Basco ? inserem-se no estudo das vacinas para a gripe A H1N1 que está sendo desenvolvido pelo grupo farmacêutico GlaxoSmithKline (GSK). Os participantes receberão duas doses da vacina, separadas por um período de 21 dias.
A ministra da Saúde explicou que os resultados definitivos do teste só serão conhecidos dentro de seis meses, o que não significa necessariamente que a vacina não se possa aplicar antes desse período. Ao mesmo tempo manifestou-se convicta de que o ensaio decorrerá "com êxito e com a segurança que se está a registrar noutros países".
Espanha registrou já 25 mortes devido à gripe A H1N1, contabilizando-se entre 120 e 150 mil casos, dos quais a "imensa maioria" registram sintomas leves com a recuperação rápida. Apenas 117 casos necessitaram até o momento de atenção hospitalar.
(Lusa / UOL, 09/09/2009)