O Projeto Quero-Quero: Educação Ambiental, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), foi vencedor do Prêmio Eco-cidade 2009, em São Paulo, na categoria cidades de 100 a 200 mil habitantes. A premiação foi entregue na Sessão de Abertura da Conferência Internacional ISWA Beacon, no dia 5 de maio, durante a Feira Internacional de Resíduos Sólidos e Serviços Públicos (Resilimp), em São Paulo.
Nesta terça-feira (08/09), a Smec organizou solenidade no Centro Municipal de Cultura (CMC) com o objetivo de reforçar o Projeto, além de empossar os grupos de trabalho que realizarão a programação dos 40 anos daquela secretaria e desenvolverão estudos que visam a adequar a oferta de matrículas nas escolas municipais, implantar novos núcleos habitacionais e planejar obras de infraestrutura.
No resumo do projeto enviado para o Eco-cidade, foi dada a ênfase à coleta de resíduos sólidos nas escolas da Rede Municipal de Ensino, que conta com um caminhão cedido pela Prefeitura Municipal especialmente para desenvolver o trabalho. Também foi demonstrado o empenho da Prefeitura que vem apoiando o projeto de Educação Ambiental desde o início da década de 90, sendo que a partir de 2003 este recebeu o nome de Projeto Quero-Quero.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública de Resíduos Especiais (Abrelpe), o objetivo do prêmio é divulgar as ideias e práticas bem-sucedidas e incentivar Prefeituras e entidades a adotar e desenvolver ações semelhantes.
A professora Roselle Rodrigues Geri Dias, da Assessoria de Educação Ambiental, que representou a Smec na entrega do Eco-cidade, explicou que o projeto conta com o trabalho de diversos professores da rede municipal que desenvolvem, voluntariamente, atividades de Educação Ambiental na cidade. Entre as atividades, a implantação de lixeiras seletivas nas escolas e a coleta do lixo, suporte técnico e promoção do Encontro Municipal de Educação Ambiental, que este ano ocorrerá de 16 a 18 de novembro no CCMar. A assessora Flávia Altmayer ressaltou que neste Encontro será lançado o livro “Propostas de Educação Ambiental para a Rede” de autoria das professoras que participam do projeto.
O titular da Secretaria, Cláudio Omar Iahnke Nunes, parabenizou o projeto e salientou que a Prefeitura tem interesse maior de investimento em educação, e a partir desta informação busca tirar proveito de empreendimentos como este, visto que se trata de um projeto que já foi muito premiado. O prefeito Fábio Branco salientou que o prêmio é importante não apenas pelo reconhecimento da Smec, “que vem sempre dando bons frutos”, disse.
Fazem parte dos novos grupos de trabalho, Cecília Pucinelli, Marelice Oleiro Lopes, Luís Henrique Drevnovicz, Vera Soler, Lucia Helena Bastos de Azevedo, Elenita Antunes Beneri, Cleusa Ferreira, Maria Helena Medeiros, Marco Aurélio Fernandes Carvalho, Paulo Fernando Sequeira Jr., Vânia Pinto Cerqueira, Márcia Regina Flores da Silva, Alda Elizabete de Oliveira e Eleonora Arrieche Pinheiro.
(Por Tatiane Fernandes, Jornal Agora, 09/09/2009)