O Programa de Recomposição de Mata Ciliar na Bacia do Sinos será o tema de um encontro nesta quarta-feira (9/09), às 15h, no Auditório da Comusa, em Novo Hamburgo (rua Coronel Travassos, 287, bairro Rondônia). A reunião é promovida pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), juntamente com os parceiros do município. O Comitê terá ainda sua reunião plenária, nesta quinta-feira (10/09), às 14h, em Três Coroas, para debater a suspensão, pelo Estado, dos estudos sobre a instalação de barragens na região. A pauta vai abranger também o Projeto de Desassoreamento do Rio Paranhana, o andamento da elaboração do Plano de Bacia da região e a Romaria das Águas.
O encontro desta quarta-feira tem o objetivo de envolver a comunidade local para que novas áreas de recuperação sejam implantadas no município de Novo Hamburgo. A apresentação vai envolver desde um histórico do programa até um balanço dos resultados já obtidos. O Programa de Recomposição da Mata Ciliar nasceu como um projeto piloto. No início, com apoio do Ministério Público, Emater, Irga e outras entidades, além de produtores.
Com o passar do tempo, vem aumentando as parcerias com a iniciativa privada, inclusive tentando atrair parte dos recursos de compensação ambiental que serão gerados pela construção da BR-448, a Rodovia do Parque, e outras compensações aplicadas pela Rede Ambiental do Rio dos Sinos (do Ministério Público do Estado).
Três Coroas
Já a reunião de Três Coroas será uma plenária do Comitesinos. Um dos destaques será o debate em torno da suspensão dos estudos de alternativas para a instalação de barragens na Bacia do Sinos. O projeto é uma iniciativa do Estado e os estudos vinham ocorrendo desde o início do ano com os municípios de Taquara e Santo Antônio da Patrulha. A idéia do Comitê de Bacia é solicitar que o Estado conclua as avaliações técnicas, que seriam, então, aproveitadas na elaboração do Plano de Bacia da região.
“Em nenhum momento o Comitesinos se posicionou favorável à construção de barragens. Isso demandaria um grande debate na região. Mas entendemos que, já que os estudos estão quase concluídos, suas informações são preciosas para o Plano de Bacia”, argumenta o presidente do Comitesinos, Sílvio Klein, com base em posição da Comissão Permanente de Assessoramento (CPA) do Comitesinos.
Assessoria de Imprensa do Comitesinos
Castor Becker Júnior (reg, prof. 8862 DRT/RS)
(51) 9809-2540
Comitesinos
Fone: (51) 3590-8508
Site: www.comitesinos.com.br
(Sema, 08/09/2009)