Após denúncia, um centro de criação e treinamento de galos para rinha foi descoberto e cerca de 70 aves foram apreendidas na manhã de domingo (6/09), pela Polícia Ambiental, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os donos da casa e dois vizinhos que estavam no local confirmaram o funcionamento de uma rinha na casa.
Como não houve flagrante de aposta, os policiais não tiveram como indiciar o grupo. Os proprietários confessaram a criação e treino de galos para rinha na casa. Já a outra dupla, disse que estava no local acompanhando o treino dos bichos.
Na garagem da casa, foram encontradas gaiolas de madeira com 70 galos e uma estrutura de madeira com dois deles prontos para briga. No local, havia também cinco pássaros silvestres: três colerinhas, um tico-tico e um papagaio. Foram apreendidas oito esporas de couro, 18 biqueiras de couro, 25 biqueiras de metal, três esporas de metal e 61 esporas de plástico. Todo esse material é usado para treinar animais para lutar em rinhas.
(Por Solange Spigliatti, Estadao.com.br / Ambiente Brasil, 08/09/2009)