Tem tudo para dar certo o sistema de coleta seletiva de lixo que a Prefeitura reativou em Cachoeira do Sul na última quarta-feira. Pelo menos os números dos três primeiros dias de coleta foram animadores: 500 quilos, segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Ronaldo Trojahn. A quantidade é quase quatro vezes maior que a média de 150 quilos recolhidos por semana quando a Prefeitura tentou investir no projeto, sem sucesso, há dois anos.
Até o final deste ano, Trojahn quer aumentar para uma tonelada a quantidade de material reciclável recolhido semanalmente no centro e nos bairros da cidade. Para isso, a comunidade precisa colaborar separando o lixo e entregando para o caminhão nos dias e horários agendados (confira a tabela). O caminhão da coleta seletiva circula sempre pela manhã, as terças, quartas e sextas-feiras. O material é revertido para a Cooperativa Cachoeirense de Reciclagem (Coocare) que tem 28 associados.
CAMPANHA - Nos próximos dias a Prefeitura vai utilizar carro som e panfletos de conscientização sobre a importância social e ambiental de separar e reciclar o lixo. “É uma questão de costume. Aos poucos a cidade irá se adaptar a separar o lixo e nós conquistaremos o principal objetivo que é a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Simples ações podem trazer benefícios para todos”, destacou Trojahn. A Prefeitura também está preparando um projeto para manter o trabalho dos catadores nos bairros que não terão a presença do caminhão contratado pela Prefeitura como Funcap, Bom Retiro e Tupinambá.
(Por Oneide Teixeira, Jornal do Povo, 08/09/2009)