A frente fria que ontem provocou estragos no Estado deve dar lugar a uma massa de ar polar a partir de amanhã. Com isso, a previsão é de que a temperatura volte a cair no Rio Grande do Sul, com mínimas chegando a 5°C na fronteira com o Uruguai.
Para hoje, ainda há expectativa de mais temporais, principalmente no Sul. Segundo a meteorologista Estael Sias, um ciclone extratropical está em formação no oceano. O fenômeno, na avaliação do meteorologista Carlos Moura, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), pode voltar a causar rajadas de vento de até 100 km/h na região, como aconteceu ontem.
Para os especialistas, a ocorrência de tempestades desse tipo é algo comum nessa época do ano. Com a influência do fenômeno El Niño, provocado pelo aquecimento das águas do Pacífico, a tendência é de que os temporais se tornem mais frequentes.
– O El Niño ainda não está no seu auge, que ocorre nos meses de verão, mas certamente já está influenciando o clima. Com o aquecimento do oceano, temos um aumento da evaporação da água e, consequentemente, da umidade na atmosfera, o que intensifica as chuvas – explica Estael.
A situação só deve melhorar a partir de amanhã, começando pelo Sul, devido ao avanço de uma massa de ar seco e frio vinda da Argentina.
(Zero Hora, 08/09/2009)