O encontro de uma frente fria vinda do sul com uma massa de ar quente, úmido e instável se deslocando de oeste para leste provocou uma série de vendavais no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (07/09). Nas primeiras horas do dia, houve queda de granizo em diversos municípios do noroeste do Estado, entre os quais Carazinho, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Ibirubá e Santa Bárbara do Sul. Os prejuízos foram maiores na localidade de Vila Mineral, no interior de Porto Xavier, na fronteira com a Argentina, onde as pedras de gelo perfuraram o teto de pelo menos 20 residências.
À tarde, ventos de até 100 km/h acompanhados de fortes chuvas derrubaram árvores e postes sobre ruas urbanas e rodovias na zona sul do Estado. Em Bagé o vendaval destelhou algumas casas. Em Santana da Boa Vista, jogou um caminhão para fora da BR-392. Em Aceguá, a queda de árvores na pista manteve a BR-153 interrompida por cerca de três horas. Em Rio Grande, seis casas foram atingidas por árvores derrubadas pelo vento. No final da tarde, cerca de 70 mil residências estavam sem energia elétrica no Estado.
Conforme o sistema metroclima da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, uma massa de ar polar ingressará no Estado entre terça e quarta-feira, fazendo que o tempo, além de úmido, fique frio. A Defesa Civil está em alerta.
(JC-RS, com informações da Agência Estado, 08/09/2009)