O conselho supervisor da siderúrgica e conglomerado industrial alemão ThyssenKrupp AG aprovou nesta sexta (04/09) o aumento da participação da Vale na Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), o projeto que possuem em conjunto no Estado do Rio de Janeiro. A Vale elevará sua fatia de cerca de 10% para 26,87%, por meio de uma infusão de capital de 965 milhões de euros (US$ 1,37 bilhão).
A aprovação do aumento da participação da mineradora brasileira na CSA "fortalece a plataforma para uma parceria estratégica de longo prazo entre a Vale e a ThyssenKrupp", afirmou a companhia alemã em comunicado.
A ThyssenKrupp prevê que a CSA vai produzir 5 milhões de toneladas de placas laminadas por ano. "A primeira linha de produção vai iniciar operações em meados de 2010, com um alto forno e um conversor. A segunda linha, com um segundo alto-forno e um segundo conversor, atualmente tem sua entrada em operação prevista para 2011. Continuamos flexíveis em nosso planejamento, de forma que possamos reagir rapidamente a possíveis mudanças do mercado", informou a companhia alemã. As informações são da Dow Jones.
(Por Marcílio Souza, Agência Estado, 04/09/2009)