Um total de 100 bilhões de dólares anuais serão necessários para ajudar os países em desenvolvimento a lutar contra o aquecimento global, destaca um documento de trabalho que circula no G20 Finanças de Londres e citado pelo jornal Financial Times. O documento confidencial foi elaborado pelos assessores dos ministros das Finanças das potências desenvolvidas e emergentes reunidas neste sábado na capital britânica, segundo o jornal londrino.
A ajuda aos países pobres para um desenvolvimento pouco poluente e uma adaptação às consequências desastrosas das mudanças climáticas será uma das grandes questões da reunião de Copenhague, de 7 a 18 de dezembro, e permitirá chegar a um acordo sobre as emissões poluentes para depois de 2012, após a expiração do protocolo de Kyoto.
Em um discurso aos ministros no início da reunião, o primeiro-ministro britânico Gordon Brown não citou nenhum valor, mas lembrou que a reunião do G20 em abril em Londres destacou a importância da questão para a recuperação econômica.
(G1, 05/06/2009)