A Índia encomendou um estudo científico para supervisionar os efeitos da mudança climática em diferentes pontos do país, informou hoje o Ministério do Meio Ambiente. O plano, do qual participarão 127 organizações de pesquisa e 220 cientistas, será apresentado em novembro do ano que vem, de acordo com o ministério.
A mudança climática na Índia causou um aumento no nível do mar, de acordo com cientistas citados pela agência indiana "Ians", preocupados com um suposto aumento dos furacões e tempestades tropicais. "Vimos que a linha do litoral no país foi afetada pelo aumento do nível do mar. A erosão vai acontecer, e causará danos e deslocamentos no litoral da baía de Bengala", disse à "Ians" o diretor do Centro Nacional Indiano de Serviços de Informação Oceânica, S.S.C. Shenoi.
Embora apenas 6% dos ciclones tropicais mundiais afetem a baía de Bengala, a intensidade deste tipo de tempestades aumentou nos últimos anos, segundo o professor S.K Dube, do Centro de Ciências Atmosféricas de Nova Délhi. "Deve-se à mudança climática", disse Dube.
Com este estudo, o Ministério do Meio Ambiente pretende avaliar os efeitos da mudança climática sobre as diferentes regiões da Índia, um país que enfrenta sérios problemas ambientais, como a perda de aquíferos ou a poluição de suas cidades. "Até agora, nosso conhecimento da mudança climática no país é impreciso e inconsistente. Com o projeto - que incluirá o estudo de geleiras e do aumento do nível do mar - saberemos enfrentar as mudanças do ambiente", disse há poucos dias o ministro do Meio Ambiente, Jairam Ramesh. Ramesh também disse que a Índia está se preparando para lançar um satélite próprio destinado a supervisionar e quantificar a emissão à atmosfera de gases do efeito estufa.
(EFE / G1, 06/09/2009)