A escalada no número de mortes em Santa Catarina segue uma tendência mundial. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou, ontem, que mais de 2,8 mil pessoas morreram por conta da gripe A pelo mundo. Para combater o avanço da doença, a vacina deve começar a ser distribuída em todos os países ainda neste mês.
A informação foi divulgada ontem pela diretora da Iniciativa para Pesquisa de Vacinas da OMS, Marie-Paule Kieny:
– Nenhum país terá vacina suficiente para toda a população desde o primeiro dia que ela estiver disponível. Por isso, os países terão de escolher o que priorizar.
As vacinas não serão disponibilizadas no mercado privado. A indústria vai utilizar preços diferenciados. Países de alta renda poderão pagar entre US$ 10 e U$ 20 por dose, enquanto os países de renda média podem pagar metade desse valor. O país com mais chance de ser o primeiro a começar a vacinar a população é a China. A produção da primeira leva já foi, inclusive, elogiada pela OMS.
A China conseguiu aprovação para uma vacina de dose única produzida pelo laboratório Sinovac Biotech Ltda. Uma segunda empresa chinesa espera ter aprovada sua versão na próxima semana. Sexta (04/09), a agência Xinhua informou que mais 34 estudantes de duas escolas contraíram o vírus no país. As duas províncias onde ficam as escolas estão localizadas no leste.
De acordo com a agência estatal de notícias, o número de pessoas doentes tem aumentado desde o início do semestre escolar no país. As autoridades de saúde chinesas já registraram 3.981 casos. O aumento de mortes, 652 a mais em relação ao boletim da semana passada, é um reflexo do crescimento geral da quantidade de pessoas infectadas, não de um suposto aumento da agressividade do vírus, segundo a própria OMS.
(Diário Catarinense, 05/09/2009)