Terminou nesta quarta-feira (03/09), no Hotel Embaixador, o Seminário Sistema de Orçamentos de Obras e Serviços de Engenharia. O evento foi promovido pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), por meio da Universidade Corporativa (Unidmae).
O seminário teve a participação de representantes de empresas de saneamento do interior do estado, região metropolitana e do centro do país, como a Sabesp, de São Paulo. Segundo o representante da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Jair Thomaz, as maiores dificuldades são a definição de preço e a falta de mão-de-obra qualificada para lidar com orçamentos na área de sanemento. “O governo federal está investindo forte em obras de saneamento em todo Brasil, e as empresas devem se adequar. Esse encontro está servindo muito bem para isso”, explicou Thomaz.
O gerente de projetos e custos da Comusa, empresa de saneamento da prefeitura de Novo Hamburgo, Hans Budde, destacou o intercâmbio de idéias entre os participantes. "Embora não tenha encontrado soluções mágicas para nossas pendências, o encontro serviu para o compartilhamento de experiências e troca de idéias”, relatou.
Segundo Nádia Lorini, uma das organizadoras do evento, entre os objetivos do seminário estavam a busca de novas estratégias e uma maior qualificação na área de orçamentos para obras de engenharia, setor chave nas instituições de saneamento.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 03/09/2009)