A Bunge fechou acordo com a Vale para escoar a produção de álcool de sua usina em construção em Pedro Afonso, Tocantins, até o porto de Itaqui (MA), a partir de 2010. Segundo Martinho Silveira, diretor da divisão de açúcar e álcool da Bunge, a multinacional está construindo no município uma unidade produtora com capacidade para 4,4 milhões de toneladas de cana e procurava alternativas para escoar a produção do combustível.
"A usina deverá iniciar suas operações a partir de junho de 2010", afirmou o executivo. No primeiro ano de operação, a usina deverá moer cerca de 1,4 milhão de toneladas de cana. O álcool será transportado pela Vale pelo trecho da ferrovia Norte-Sul até o porto de Itaqui, de onde deverá ser exportado. Procurada, a Vale confirmou que está em negociação com clientes para o desenvolvimento de novas cargas pelo trecho Norte-Sul.
"Uma parte desse combustível produzido em Pedro Afonso deverá ser negociada na região Nordeste", afirmou Adalgiso Telles, diretor de comunicação da Bunge. A empresa deverá também montar uma infraestrutura para tancagem no porto e ainda estuda por qual terminal de Itaqui o álcool deverá ser escoado.
A Bunge tem planos para expandir sua produção de cana na região Centro-Oeste do país, por meio de sua unidade de Tocantins e também em Mato Grosso do Sul. A empresa estuda, ainda, aquisições no Centro-Sul. No momento, a múlti avalia os ativos dos grupos paulistas Moema e Equipav, conforme já antecipou o Valor.
(Por Mônica Scaramuzzo, Valor Econômico, 03/09/2009)