A Organização das Nações Unidas expressou ao Governo peruano que não deveria permitir perfurações em busca de gás e petróleo em terras de povos indígenas sem seu "consentimento informado". Se o Governo aceita este apelo da Onu, poderia significar que na selva habitada por indígenas isolados não poderia acontecer nenhum tipo de perfuração, já que estes não podem dar seu consentimento. Isso é algo que as organizações indígenas, Survival International e muitos outros vêm solicitando há muito tempo.
O apelo se fez em um comunicado do Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial da ONU (CEDR), publicado na segunda-feira. Delegações do Governo peruano e várias organizações do Peru também compareceram ante o CEDR nas últimas semanas. O CEDR expressou sua preocupação ante "as sérias tensões para o país, inclusive desencadeando violência, gerada por exploração dos recursos do subsolo dos territórios tradicionais dos povos indígenas".
Da mesma forma, o CEDR pediu ao Governo peruano para investigar o Conflito de Bagua, ao norte do Peru, onde mais de trinta policiais e civis perderam a vida. Nas palavras do próprio Comitê, "para que proceda a implementar com urgência uma Comissão Independente para uma investigação exaustiva, objetiva e imparcial, que conte com representação indígena.
A presença do Governo ante o CEDR foi duramente criticada por organizações do Peru. O Comitê havia pedido ao Governo que proporcionasse informações sobre várias questões que haviam ignorado, incluídos os esforços para proteger os direitos dos povos indígenas isolados e os polêmicos comentários do presidente do Peru, Alan García, num jornal peruano.
(Survival International / Adital, 03/09/2009)