Petrobras tem participação de 20% na jazida. O poço Tiber fica sob 1.259 metros de água.
A companhia britânica BP anunciou nesta quarta-feira (02/09) uma descoberta "gigante" de petróleo no Golfo do México, em um dos poços mais profundos já perfurados. A jazida é operada pela BP, que possui 62%, em conjunto com a Petrobras (20%) e a americana ConocoPhilips (18%). "A BP anuncia hoje uma gigantesca descoberta de petróleo em sua exploração Tiber, em águas profundas do Golfo do México", afirma a empresa em um comunicado.
De acordo com a empresa, a jazida Tiber fica sob 1.259 metros de água, no bloco Keathley Canyon 102, quase 400 km ao sudeste da cidade americana de Houston. "O poço foi perfurado a uma profundidade total de 10.685 metros, o que o transforma em um dos mais profundos jamais perfurados pelas indústrias do petróleo e do gás", acrescenta a nota. A BP informou ainda que será necessária uma avaliação mais profunda para determinar o tamanho e rentabilidade da descoberta.
O grupo britânico é o maior produtor de petróleo e de gás no Golfo do México, de onde extrai diariamente o equivalente de mais de 400.000 barris.
(France Presse / G1, 02/09/2009)