Começam a ser ouvidas nesta quarta-feira (03/09) 31 testemunhas no inquérito que apura a morte do sem-terra Elton Brum da Silva, 44 anos, na manhã do dia 21, durante a operação da Brigada Militar (BM) para retirada do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Fazenda Southall, em São Gabriel.
Ocaso está sendo apurado em parceria entre o Ministério Público Estadual (MPE), a Polícia Civil e a corregedoria da BM.
– Na quinta (hoje), vamos ouvir os sem-terra. Será o início da tomada de depoimentos de testemunhas – explicou a promotora Ivana Battaglin.
Um dos 15 policiais militares que usavam espingardas calibre 12 durante a operação admitiu a autoria do disparo na semana passada. Seu nome foi preservado pelos investigadores. Na segunda-feira, o Instituto-geral de Perícias (IGP) conclui os exames nos estojos da munição usados no despejo. A perícia concluiu, por meio do exame da marca da agulha deixada na espoleta do cartucho, que o tiro que matou Silva foi disparado pela arma que estava em posse do PM que confessou a autoria.
Os peritos do IGP também devolveram à BM uma parte editada de um filme de 55 minutos da operação, feita pela assessoria de imprensa da corporação, com o pedido que fosse enviado o original de toda a filmagem. Ainda há detalhes a serem apurados, como, por exemplo, esclarecer porque a operação foi realizada sem a presença do Batalhão de Operações Especiais (BOE), um dos motivos da queda do subcomandante BM, Lauro Binsfeld.
(Por Carlos Wagner, Zero Hora, 02/09/2009)