A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), em parceria com a Ufrgs, reiniciou os trabalhos de prevenção aos ataques de abelhas nas praças e parques da cidade. A exemplo do ano passado, foram instaladas caixas-isca nos parques Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) e Marinha do Brasil.
De acordo com o titular da pasta, Professor Garcia, além do controle de enxames executado durante o ano, no período que vai da primavera ao outono, época de reprodução das abelhas, as ações são intensificadas com a colocação de aproximadamente cem caixas-isca em diferentes áreas da cidade. O objetivo é capturar enxames em deslocamento. “Queremos evitar a instalação de abelhas em locais que possam causar perigo aos usuários de parques e praças”.
Segundo o biólogo Rodrigo da Cunha, todas as caixas estarão identificadas como de responsabilidade da Smam, e devem ser respeitadas pela população, para segurança dos usuários das áreas verdes.
Além do controle dos enxames de abelhas com ferrão (Appis mellifera), espécie exótica e introduzidas no Brasil durante o período da colonização, a Smam também desenvolve trabalhos visando a preservação das abelhas nativas do Rio Grande do Sul (sem ferrão), devido a sua grande capacidade de polinização.
(Prefeitura de Porto Alegre, 02/09/2009)