O Governo do Estado, por intermédio da Fepam, autorizou a Prefeitura de Santa Vitória do Palmar a realizar obras de recuperação e reforço do cais do porto do município, localizado na lagoa Mirim. A Autorização Geral foi entregue nesta terça-feira (02/09) pela presidente da Fundação, Ana Maria Pellini, ao prefeito Claudio Pereira (Batata).
A autorização emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler ¿ Fepam refere-se às atividades de recuperação das estruturas de acesso e acostagem do cais do porto de Santa Vitória do Palmar. O documento solicita adoção de medidas que evitem a deposição na lagoa dos resíduos provenientes da obra (limpeza de estruturas e restos de concreto)
O porto de Santa Vitória do Palmar foi reativado após 40 anos em dezembro do ano passado, em benefício do desenvolvimento da região do extremo sul do estado, quando uma embarcação atracou no porto trazendo 7,5 mil metros cúbicos de saibro, vindos do município de Capão do Leão.
O porto de Santa Vitória do Palmar foi construído pelo DNPVN ¿ Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis, entre 1942 e 1964. Suas instalações consistem de um pier com uma extensão total de 451,10m, perpendicular a costa, protegido por um molhe de abrigo situado a cerca de 300m à sudoeste.
(Fepam, 02/09/2009)