O deputado José Sperotto (DEM), foi recebido na terça-feira (1/09) pelo presidente da Farsul, Carlos Sperotto, no estande do Senar/Farsul na Expointer, em Esteio. Na oportunidade, o parlamentar conheceu a maquete que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) construiu para mostrar exemplos de como ficam as propriedades rurais a partir de dezembro com a aplicação da Lei Federal que determina a criação de reservas legais e Áreas de Preservação Permanente (APPs).
Conforme Carlos Sperotto será exigido à preservação de 20% das terras de cada propriedade situada no campo ou em área de florestas, além da manutenção obrigatória de encostas de morros, banhados, margens de rios, lagos e até de açudes.
Para o deputado Sperotto, a aplicação da Lei nestes moldes vai impedir a cultura de áreas consolidadas, como a plantio de parreiras nas encostas de morros da Serra ou a pecuária extensiva na Metade Sul. “O governo Federal tem que levar em conta as características de cada estado. O Rio Grande do Sul é diferente. A Lei vai criar problemas inclusive para os pequenos produtores”, finaliza o parlamentar.
(Por Nilton Santos, Gab. dep. José Sperotto, Assembleia Legislativa RS, 02/09/2009)