A pesquisa [The physical basis for increases in precipitation extremes in simulations of 21st-century climate change], do MIT e Caltech, indica que as mudanças climáticas influenciarão os padrões de precipitação, mas o aumento de precipitações extremas não ocorrerá uniformemente em todo o mundo. Embora o padrão seja claro e consistente em indicar um aumento de chuvas extremas fora dos trópicos, os modelos climáticos apresentam resultados conflitantes dentro dos trópicos.
Em geral, estudos anteriores mostraram que a precipitação média anual irá aumentar de intensidade nos trópicos e em zonas temperadas, mas diminuirão nas regiões subtropicais. No entanto, é importante saber como a magnitude dos eventos de precipitação extrema será afetada, uma vez que estas “chuvas pesadas” podem levar a um aumento das inundações e da erosão do solo.
A pesquisa foi publicada na edição online da Proceedings of the National Academy of Sciences, de 17/08. O relatório foi escrito por Paul O’Gorman, professor assistente do Departamento de Terra, Ciências Atmosféricas e Planetárias do MIT, e Tapio Schneider, professor de ciência ambiental e de engenharia da Caltech.
As simulações usadas no estudo sugerem que a precipitação, em termos de eventos extremos, vai aumentar em cerca de 5 a 6% para cada um grau Celsius de aumento na temperatura, o que pode ser muito significativo, considerando que já é esperado um aumento de 2°C, com grande possibilidade de superar esta marca. No entanto, ao contrário do que seria de esperar, as precipitações extremas não aumentam na mesma taxa que a capacidade da umidade da atmosfera.
O artigo “The physical basis for increases in precipitation extremes in simulations of 21st-century climate change”, PNAS published online before print August 19, 2009, doi:10.1073/pnas.0907610106, está disponível para acesso integral. Para acessar o artigo clique aqui.
O artigo também está disponível na biblioteca online da Caltech e pode ser acessado clicando aqui.
(Por Henrique Cortez, EcoDebate, com informações de David L. Chandler, MIT News Office, 21/08/2009)