Foi assinado no dia 27 de agosto o convênio para reassentar mais 16 famílias atingidas pela barragem de Foz do Chapecó no município de Mangueirinha, no Paraná. As famílias irão construir a comunidade em mutirão, em cada lote será construída a casa e os galpões dos reassentados. Com a luta que travaram durante um longo período, as famílias conquistaram a terra e a infraestrutura.
No reassentamento já estão morando 22 famílias, que agora finalizam a construção das benfeitorias. Para o Movimento, o reassentamento coletivo é uma grande conquista. “Ter acesso a terra garante a continuidade da atividade agrícola e perspectivas de viver com dignidade e garantias para um futuro melhor”, afirmaram os coordenadores.
O MAB luta para incluir no reassentamento novas famílias que estão com o direito negado, como pescadores e ribeirinhos. O Movimento reivindica também que os agricultores tenham assistência técnica no reassenamento, pois a região de Mangueirinha tem solo e clima diferente ao dos municípios de origem dos agricultores.
A UHE Foz do Chapecó pertence às empresas CPFL, Furnas e CEEE. A barragem está sendo construída sob o Rio Uruguai, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
(MAB, 31/08/2009)