Em Porto Alegre, cresce o número de estabelecimentos comerciais e condomínios residenciais que estão optando pelo uso do gás natural. A Sulgás já tem 154 contratos firmados com estabelecimentos comerciais e outros 47 contratos com condomínios para o atendimento de 3.544 unidades residenciais.
O combustível tem despertado interesse em diversos segmentos, entre eles a rede hoteleira. Recentemente, dois hotéis assinaram contrato com a estatal gaúcha: o Hotel Continental, no Centro da cidade, em frente à rodoviária, e o Íbis Hotel, na Rua Marquês do Herval, no bairro Moinhos de Vento, cujo prédio está em construção.
A economia proporcionada pelo gás natural é a principal razão pela qual os estabelecimentos têm optado pelo combustível. Além da utilização no preparo de alimentos e aquecimento de água, a possibilidade de geração de energia elétrica em horários de ponta é outro forte atrativo. O hotel Sheraton Porto Alegre, por exemplo, já opera com cogeração em suas dependências. Os hotéis são potenciais clientes também para a climatização de ambientes a gás natural.
Outro novo cliente da Sulgás, no segmento comercial, é o tradicional restaurante Velho Quintino, na Rua Quintino Bocaiúva. O novo cliente veio somar-se a outros 30 estabelecimentos comerciais ligados à gastronomia no bairro Moinhos de Vento e arredores, que adotaram o gás natural. O segmento residencial da empresa também ganhou mais um cliente: o Solar Sevilha - primeiro condomínio a consumir gás natural no bairro Chácara das Pedras.
Na Avenida Nilo Peçanha, a rede pública de distribuição de gás natural está sendo expandida por mais mil metros, o que vai possibilitar a ampliação do número de clientes naquela região. Recentemente, foi assinado contrato com o condomínio Edifício Vicenza, na própria avenida.
(Ascom Governo do RS, 01/09/2009)