O viaduto Ildo Meneghetti (Ramiro Barcelos sobre a Vasco da Gama) está pronto. É a nona elevada que o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) revitaliza com a tinta antipichação. “Faltam três para concluir o projeto iniciado há dois anos”, explica Marcelo Hoffmann, engenheiro do DMLU que coordena a operação.
A exemplo do viaduto Imperatriz Leopoldina (João Pessoa sobre a Sarmento Leite), onde a obra de arte Céu, da artista plástica Zoé Degani, foi inaugurada sábado, com a revitalização do DMLU, o viaduto Ildo Meneghetti recebeu uma obra de arte, o mosaico Iluminuras, de Mauro Fuke.
Desde agosto de 2007, foram protegidos com uso da tinta especial nove dos 12 viadutos: Dom Pedro I (José de Alencar/Padre Cacique), Açorianos (Borges de Medeiros/Loureiro da Silva), Tiradentes (Silva Só/Protásio Alves), Loureiro da Silva (João Pessoa/Salgado Filho), Conceição (Sarmento Leite/Osvaldo Aranha), Obirici (Assis Brasil/Plínio Brasil Milano), Jayme Caetano Braun (Carlos Gomes/Nilo Peçanha), Imperatriz Leopoldina (João Pessoa/Sarmento Leite) e agora o Ildo Meneghetti. O DMLU realizou, nos últimos 24 meses, 75 ações de limpeza para remover pichações nestes monumentos.
Agora, o DMLU retoma a pintura no viaduto Mendes Ribeiro (Protásio Alves/ Carlos Gomes), cujos acabamentos devem estar prontos em aproximadamente um mês. Neste mês, será retomada a pintura no viaduto José Eduardo Utzig (Dom Pedro II/Benjamin Constant), onde o trabalho está previsto para se estender por 90 dias. No início de 2010, será a vez do último viaduto a ser revitalizado, o Celso Furtado, localizado em Teresópolis, no final da 3ª Perimetral.
(Prefeitura de Porto Alegre, 01/09/2009)