A Usina Nuclear Angra 2 está operando nesta segunda (31/08) a 100% de potência, depois de ter sido religada ao Sistema Elétrico Nacional no último dia 28, após 27 dias de parada programada. A usina está gerando 1.347 megawatts (MW) de energia. Angra 2 abastece normalmente 30% das necessidades do estado do Rio de Janeiro.
As informações foram dadas à Agência Brasil pelo superintendente de Angra 2, Antonio Carlos Mazzaro. Até a próxima quarta-feira (02/09), serão realizados testes físicos exigidos por normas de segurança.
Durante a paralisação, a equipe da usina efetuou 3.650 tarefas, além do reabastecimento do combustível. “Essas paradas objetivam realizar várias tarefas que não são possíveis de serem realizadas durante a operação normal da usina”. O trabalho incluiu manutenções preventivas e corretivas e inspeções periódicas. “Essa foi a parada mais curta para a realização de um escopo semelhante”, disse Mazzaro.
A parada mais curta ocorreu em 2003, mas a quantidade de trabalho foi menor. Naquele ano, a usina ficou fora do Sistema Elétrico Nacional durante 25 dias. O próximo reabastecimento de Angra 2 está previsto para outubro de 2010.
(Por Alana Gandra, com edição de Aécio Amado, Agência Brasil, 31/08/2009)