As empresas estão cada vez mais preocupadas com a mudança climática causada pelo aquecimento global. Vinte receberam, na manhã de terça-feira (01/09), na sede da Associação Atlética Certel, em Teutônia, o selo Carbono Neutro do Projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental.
Concedido pela Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel), com consultoria da Max Ambiental, o selo é destinado às organizações que neutralizam suas emissões de gases de efeito estufa por meio do plantio de árvores cedidas pelo viveiro da cooperativa. Cinco aderiram ao programa e as outras 15 renovaram seus convênios. Lançada no ano passado, a nova proposta ambiental da Certel conta com organizações, entidades de classe, escolas e uma prefeitura, e já beneficiou o meio ambiente com o cultivo de mais de 30 mil mudas.
O presidente da Certel, Egon Édio Hoerlle, mostrou-se feliz em ver o empresariado aplicando a cultura de mudança, com quebra de paradigmas, num mundo onde o econômico é o principal objetivo de uma organização. “O lucro é, no regime capitalista, a razão de ser das empresas. Mas devemos nos preocupar que o planeta só será habitável no futuro se dermos a nossa contribuição no sentido de termos um planeta menos poluído. Queremos propor uma vida mais tranquila e sadia, especialmente aos nossos filhos e netos”, resumiu.
Agraciadas
O Projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental concedeu o selo Carbono Neutro às empresas Gráfica Dallas, CMC Edificações e Sicredi Ouro Branco, de Teutônia; Folhito, de Lajeado; e Diwal, de São Pedro da Serra. Foram renovados os contratos da Metalúrgica Krabbe, de Westfália; Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Formallar Móveis, Gol Beer, Instituto de Educação Cenecista General Canabarro (Ieceg), Itabrás, Móveis MW, Rádio Germânia FM, Reinigend Química do Brasil, Fundação Agrícola Teutônia e Tornocar, de Teutônia; Girando Sol, de Arroio do Meio; Malharia Silva e Ortobrás, de Barão, e Rodovale, de Lajeado. Também integram o projeto a Cooperativa Languiru, a Poolseg Corretora de Seguros e a Prefeitura de Teutônia.
(Informativo, 01/09/2009)