Um dos cartões postais de Santa Maria, cenário de atividades culturais, esportivas, local para caminhadas e rodas de chimarrão, poderá trocar de ‘tutor’. A transferência de cuidados do Parque Itaimbé a uma das entidades sediadas no local está sendo estudada pelo prefeito Cezar Schirmer. Ele afirma já ter tratado do assunto com o diretor da unidade do Serviço Social do Comércio (SESC), Pedro Saccol, e promete novidades para os próximos dias.
O motivo, certamente, não são as belas imagens promovidas pela paisagem do local nas quatro estações do ano, mas os problemas – velhos conhecidos da comunidade – que tradicionalmente incomodam os moradores e causam dor de cabeça à Prefeitura.
Em um passeio ‘vistoria’ pelo trajeto, da Avenida Nossa Senhora das Dores à sede da entidade, o prefeito diz ter percebido diversos problemas, decorrentes, segundo ele, de um desvio do projeto original, que previa a construção de uma avenida na área com espaço para lazer na lateral. “O Parque Itaimbé tem que sofrer uma série de mudanças, o projeto original foi alterado e não teve as complementações devidas. Foram feitas construções em áreas públicas. É um problema de concepção que temos que rediscutir. Estamos pensando em remodelar todo o Parque Itaimbé”, declara o prefeito.
Schirmer admite que falta manutenção nos equipamentos, na concha acústica e nos quiosques.
Enquanto a ideia não vira projeto – o Escritório das Cidades está encarregado disso, conforme Schirmer – provisoriamente, algumas medidas estão sendo tomadas, como a limpeza e melhoria na iluminação. A recuperação de um dos quiosques será concretizada através de uma parceria com a Base Aérea de Santa Maria.
Moradores pedem conservação
A Razão fez um ‘tour’ pelo Parque Itaimbé nesta semana, falou com moradores e frequentadores. Das entidades e órgãos municipais que funcionam sob as pontes ao longo do Parque (veja lista), apenas três estavam funcionando nos dias e horários visitados. Entre todos, um ponto é consenso: o Parque precisa de manutenção.
“Teve um período de três meses abandonado, no começo do ano. Depois, retomaram a limpeza. Mas o que precisa realmente é consertar as quadras de esportes, brinquedos e colocar um guarda para cuidar”, relata Paulo Cezar de Mattos, 54, que morou a vida inteira no Parque.
Há menos tempo residindo no local, a preocupação de Laura de Souza, 57, é a mesma de Paulo. “Falta conservação”, opina a professora da rede municipal de ensino. Percorrendo as calçadas é possível entender o comentário. Há muitas lajotas e grades de bueiros soltas pelo caminho, oferecendo risco as pessoas que, como Laura, fazem caminhadas pelas pistas.
Uma das coordenadoras da associação de moradores, Rosa Maria de Barros Cezar, 40, se diz desmotivada. “Acabamos nos desestimulando porque diante de vários pedidos não vemos resultados”, lamenta a cabeleireira. Ela afirma que se a Prefeitura optar por uma parceria, a entidade criada em 2003 e os demais moradores estariam dispostos a ajudar.
Equipe de limpeza ganhou reforço
De vassoura e pá na mão, carrinhos à espera do lixo, quatro garis percorrem o Parque Itaimbé, diariamente, recolhendo resíduos - folhas e galhos caídos das árvores e papéis e plásticos, entre outros detritos, deixados pelas pessoas no chão e nas lixeiras.
Os servidores da Secretaria de Obras, trabalham das 8h às 11h e das 13h às 16h para garantir a limpeza do bosque. Todas as quintas-feiras um caminhão recolhe o lixo acumulado. Segundo o gari José Divonei Silva, 45, os funcionários atuavam no corte de grama de praças e jardins e há três meses se dedicam exclusivamente ao Itaimbé. Outros dois servidores da ‘equipe do chiclete’ reforçavam o trabalho na manhã da última quarta, retirando o doce das calçadas.
O grupo também faz pequenos reparos como a troca de lajotas, que podem garantir uma caminhada tranquila a professora Laura.
Entidades que ocupam Parque
Sesc (Serviço Social do Comércio) - próximo à Silva Jardim
Conselho Municipal do Idoso (Comid) - próximo à Avenida Dores
Lions Internacional - sob a ponte da Pinheiro Machado
Lions Clube Santa Maria/Itararé - sob a ponte da Pinheiro Machado
Cabelos de Prata - sob a ponte da Silva Jardim
Associação dos Diabéticos de Santa Maria - sob a ponte da Silva Jardim
13ª Região Tradicionalista - final do Parque, próximo à Silva Jardim
Escola de Pais de Santa Maria - sob a ponte da Venâncio Aires
Associação dos Apicultores de Santa Maria - sob a ponte da Tuiuti
Órgãos municipais
Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Pogetti (Bombril) - entre Venâncio e Tuiuti
Vigilância Municipal - sob a ponte da Tuiuti
Equipe de Varrição - sob a ponte da Tuiuti
Setor de Semáforo - sob a ponte da Tuiuti
Outros
Lancheria
Sistema Educacional Galileu
(Por Lizie Antonello, A Razão, 31/08/2009)