Lixo ,um dos problemas que mais aflige comunidades do mundo inteiro e causa preocupação em ambientalistas e agentes de saúde, é também um problema anotado em algumas localidades de Sant'Ana do Livramento. Durante o dia de ontem (31/08), a reportagem de A Plateia percorreu alguns bairros da cidade e constatou o acúmulo de lixo depositado muito próximo à residências e, em outros casos, depositado em locais isolados.
Em alguns pontos, é visível a ação dos próprios moradores que não esperam pela passagem dos caminhões que fazem o recolhimento do lixo e colaboram, desta forma, para o surgimento de doenças e o aumento da população de ratos e baratas. Em outros pontos, o lixo acumulado é trazido de outros pontos da cidade prejudicando quem reside em áreas próximas.
Atualmente, se vive em um ambiente onde a natureza é profundamente agredida. Toneladas de matérias-primas, provenientes dos mais diferentes lugares do planeta, são industrializadas e consumidas gerando rejeitos e resíduos, que são comumente chamados lixo. Seria isto lixo mesmo? Lixo é basicamente todo e qualquer material descartado, proveniente das atividades humanas. É importante lembrar que o lixo gerado pelo homem é apenas uma pequena parte da montanha gerada todos os dias, composta pelos resíduos de outros setores.
Mau cheiro
Em alguns pontos, residências abandonadas parecem ser o local perfeito para a colocação de lixo, tarefa que não se torna difícil e é facilitada, muitas vezes, pela ausência das aberturas que já foram subtraídas. Em um desses casos, na rua Manoel Novaes dos Santos, no Armour, o acúmulo de lixo é tão grande que compromete a segurança de vizinhos.
De acordo com relato de moradores próximos, o local também é um ponto perigoso, principalmente à noite, quando é utilizado inclusive para encontros amorosos. Ainda de acordo com relatos de moradores próximos, há mais de dez anos o local está abandonado.
Profissionais da Vigilância Sanitária foram acionados e, segundo resposta emitida depois do contato feito entre a reportagem e a instituição, estes deverão verificar a situação in loco nos próximos dias.
Lazer ameaçado
Em um outro ponto da cidade, na vila Santa Rosa, o local que serve de área de lazer de crianças e adultos, um campo de futebol, têm em suas margens um acúmulo de lixo que compromete quem precisa cruzar no atalho existente no local. Em um outro ponto, no local conhecido como Passo do Mingote, o lixo se espalha pelo campo causando preocupação com a proximidade do riacho existente no local.
Serviços Urbanos
Procurado pela reportagem, o secretário de Serviços Urbanos de Sant'Ana do Livramento, Marcírio Silva, disse que outros pontos da cidade já foram limpos através de ações dos servidores que atuam junto à sua pasta. Sobre a lixeira instalada no Passo do Mingote, Marcírio disse que esta já havia sido quebrada pelos moradores e que a restauração será providenciada nos próximos dias.
O secretário disse, ainda, que todos os pontos citados na matéria, com exceção da residência abandonada na rua Manoel Novaes dos Santos, receberam os serviços de limpeza já partir desta semana. Marcírio pede ainda a colaboração da comunidade santanense evitando depositar lixos em locais que possam comprometer a saúde e o bem-estar mútuo.
(A Platéia, 01/09/2009)