A Braskem inicia nesta terça-feira (01/09) as operações da Varient, distribuidora formada a partir da cisão da unidade de negócios polímeros da antiga distribuidora quantiQ. A nova unidade comercializará, inicialmente, polietilenos (PE) e polipropilenos (PP) da Braskem e poliestireno (PS) da Innova. O faturamento bruto previsto para o primeiro ano é de R$ 200 milhões, ou um quarto da receita bruta da quantiQ.
Criada a partir da aquisição da Ipiranga Química pela Braskem, na negociação – que envolveu o grupo Ultra, a Petrobras e o grupo Ipiranga – ficou estabelecido que a quantiQ será responsável pela distribuição de itens químicos para o segmento de fármacos e cosméticos e nutrição humana e animal. A Varient chega ao mercado com plano de investimento inicial de R$ 20 milhões, e estrutura logística em cinco centros, três deles pertencentes à quantiQ – Canoas (RS), Guarulhos (SP) e Duque de Caxias (RJ).
'Decidimos separar os dois negócios (quantiQ e Varient) porque a nova estrutura poderia agregar valor às duas atividades', disse o executivo e responsável pela gestão da Varient, Fernando Butze. O mercado de distribuição movimenta 500 mil toneladas de resinas por ano, 10% do mercado nacional do produto.
(CP, 01/09/2009)