O governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, dentro do Programa Estruturante Irrigação é a Solução, avança na implantação de cisternas no Rio Grande do Sul. São mais 300 obras de reservatórios que estão sendo construídas em 26 municípios gaúchos. Conforme o secretário da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto, o objetivo é atender demandas prioritárias das atividades de avicultura e suinocultura, com o Estado assumindo 50% dos custos das cisternas e os produtores beneficiários custeando os outros 50%.
O modelo de cisterna é o de cobertura de um escavação no solo com geomembrana de Polietileno de Alta Densidade (Pead), formando um reservatório para 120 mil litros de água limpa. Atendendo um setor dinâmico da economia do Estado, serão 3,6 milhões de litros de água armazenada nestas novas cisternas, com um investimento do Estado que alcança R$ 3 milhões.
Os municípios beneficiados com obras nesta etapa são Aratiba, Doutor Maurício Cardoso, Erval Seco, Frederico Westphalen, Getúlio Vargas, Marcelino Ramos, Rio dos Índios, Três Passos, Canudos do Vale, Cerro Largo, Condor, Gaurama, Gramado Xavier, Ibirubá, Miraguaí, Santa Rosa, Santana da Boa Vista, Santo Augusto, São Domingos do Sul, Sede Nova, Senador Salgado Filho, Sete de Setembro, Taquaruçu do Sul, Três Arroios e Vista Gaúcha. VoltarImprimirA-A+Enviar para...
(Ascom Governo do RS, 31/08/2009)