Uma operação da Secretaria Estadual de Agricultura em conjunto com a Associação Riograndense de Proteção aos Animais (Arpa) fechou cinco abatedouros clandestinos na região de Bento Gonçalves. Desde o dia 20 de agosto até a última quinta (27/08), fiscais cumpriram mandados de busca e apreensão em pontos denunciados anonimamente. A operação contou com apoio da Polícia Civil, Ministério Público e Brigada Militar.
Na semana passada, foi fiscalizada uma casa no interior de Garibaldi onde os proprietários abatiam suínos e comercializam salames sem licença. No distrito de Pinto Bandeira, os fiscais localizaram dois pontos que serviam como abatedouros de bovinos e ovinos. Um mercado do distrito recebeu notificação por comprar carne desses fornecedores. Os produtos foram recolhidos. Em Bento, um mercado do bairro Vila dos Eucaliptos também foi notificado por vender carne sem procedência comprovada.
Quinta-feira, os servidores fecharam dois abatedouros clandestinos, do mesmo dono, em Carlos Barbosa. Nos dois locais, foram recolhidos 566 vitelos cortados e salgados prontos para venda. O total de carne apreendida somou 1,5 tonelada. Segundo o médico veterinário da Inspetoria Veterinária de Bento Gonçalves, Willian Augusto Smiderle, os proprietários foram notificados, mas não multados, nesse primeiro momento.
(Pioneiro, 29/08/2009)