Carga, que está no Porto Seco de Caxias, será colocado em contêineres a partir desta segunda (31/08)
Mais 144 toneladas de lixo da Inglaterra enviadas ilegalmente para o Brasil deverão ser devolvidas nos próximos dias. O lixo, que está no Porto Seco de Caxias do Sul (RS), será colocado em contêineres a partir de segunda-feira e embarcado até o dia 10 de setembro. A maior parte do lixo, cerca de 1,5 mil toneladas, já foi devolvida e chegou ao Reino Unido no último dia 21. No entanto, alguns contêineres haviam sido abertos e despejados no Porto Seco de Caxias do Sul e não foram embarcados na primeira remessa.
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a empresa importadora alegava dificuldades para encontrar contêineres disponíveis para transportar o lixo. Na última semana, contêineres vazios foram enviados do Porto de Rio Grande, também no Rio Grande do Sul, para o local onde está o material. O lixo britânico foi enviado ao Brasil como carga de polímeros de etileno e resíduos plásticos para reciclagem. Mas o que o Ibama e a Receita Federal encontraram — após uma denúncia anônima — foram fraldas usadas, pilhas, seringas utilizadas, lixo doméstico, preservativos, entre outros produtos.
Seis empresas importadores foram multadas pelo Ibama, num valor total de R$3,8 milhões. Os responsáveis pela exportação estão sendo investigados pelas autoridades ambientais britânicas.
(Agência Brasil / Pioneiro, 30/08/2009)